1. Crie um ambiente de trabalho em casa
As tarefas que você vai realizar no home office são as mesmas executadas no seu ambiente de trabalho. Para que elas sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar.
Você não vai precisar de muita coisa! Uma mesa, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo são suficientes. A criação dessa “estação de trabalho” evita distrações e contribui para sua produtividade.
2. Seja disciplinado
Dentro de casa você se sente à vontade e pode se vestir de maneira confortável. Esses fatores devem ser utilizados para motivar seu trabalho.
Mas, é necessário ser disciplinado para que atividades rotineiras ou aquele “cochilo no sofá” não interfiram no seu desempenho. Esteja sempre disponível durante o horário de trabalho e foque nas atividades que você precisa concluir.
3. Crie uma rotina
Estabelecer uma rotina de trabalho é excelente para otimizar seu tempo de serviço. Determine horários de início e término das atividades.
Como você já está em casa, muitas vezes se desligar das atividades ao final do dia não é uma tarefa fácil, por isso estabelecer uma rotina é importante. Não se esqueça de agendar suas pausas e cumpri-las à risca.
Lembre-se de que mesmo em casa você está trabalhando e obedecer aos horários é uma tarefa que deve ser cumprida por profissionais responsáveis.
4. Encontre pessoas como você
Os grupos de discussões, sejam via Facebook ou fóruns, permitem que você compartilhe sua rotina , como seus desafios e sucessos.
Além disso, é possível trocar conhecimentos de forma mais honesta, já que essas pessoas não trabalham na mesma empresa que você e não querem passar por cima de você no trabalho.
Primeiro, como você não está interagindo fisicamente com colegas de trabalho, é importante procurar uma comunidade on-line de profissionais parecidos com você.
A tecnologia muda com o tempo e você deve acompanhá-la para encontrar esses grupos.
Em segundo lugar, as conversas por vídeo são muito úteis para os adeptos ao home office.
Em vez de fazer ligações, é interessante fazer chamadas por Skype ou FaceTime para interagir com outras pessoas.
Essa é uma das mais importantes dicas de home office. Dessa forma, você consegue ler a linguagem corporal das pessoas. Assim, garante que elas tenham mais chances de lembrar de você e de te reconhecer.
É uma ótima forma de construir uma rede de networking!
5. Faça um esforço conjunto para aprender mais sobre a vida pessoal de seus colegas
Quando você trabalha em casa, há uma tendência natural de evitar “perder tempo” com conversa fiada.
Pode parecer uma boa ideia se concentrar exclusivamente em conversas relacionadas ao trabalho. Mas isso é um erro.
Entenda melhor a segunda das nossas dicas de home office:
De acordo com o psicólogo Robert Cialdini, uma “conversa fiada” pode parecer inútil mas, na verdade, ela é o cimento que cria sua base.
Ele acredita que muitas pessoas, principalmente nos Estados Unidos, tendem a não serem sociáveis e, como consequência, não criam um grupo de apoio.
Ele cita uma pesquisa que mostra que quando dois grupos de estudantes de MBA que não se conheciam foram solicitados a fazer uma negociação por e-mail.
55% dos que foram orientados a irem direto ao assunto fizeram um acordo. Enquanto isso, 90% dos que foram encorajados a compartilhar informações pessoais e encontrar pontos em comum um com o outro foram capazes de alcançar seus resultados.
Esse resultado foi comprovado pela pesquisa de Cialdini, que explica que quando você gosta de uma pessoa, ela tem mais capacidade de ser persuasiva.
E saber mais sobre as pessoas, assim como seus pontos em comum, acaba acelerando esse processo.
6. Não vá direto ao ponto durante as reuniões
Mesmo trabalhando com home office, você eventualmente precisará comparecer a algumas reuniões, sejam elas on-line ou presenciais.
Portanto, quando estes eventos ocorrerem, pergunte aos seus colegas sobre como foram suas férias, sobre seus filhos e outros assuntos pessoais.
Esses pequenos detalhes, que mostram que você se importa com a pessoa, podem gerar laços que permitem construir relacionamentos mais profundos. E eles não serão apenas profissionalmente benéficos. Você pode acabar conhecendo pessoas interessantes e se sentir menos solitário.